Por que é tão difícil clarear um cabelo preto?

Por que é tão difícil clarear um cabelo preto?

Mas por que é tão difícil clarear um cabelo colorido de preto?
Devemos pensar em como remover essa cor. Frequentemente as clientes perguntam “e se eu ‘tingir’ com uma cor mais clara?” ou ainda “posso descolorir tudo?”.
Primeiro: coloração não clareia coloração. Como assim? Só é possível clarear com coloração um cabelo natural (virgem). Ou seja, o cabelo que já está com coloração, apenas poderá ser clareado com descolorante.
Aí vem o segundo ponto: descolorir um cabelo preto não significa que será possível atingir altos níveis de clareamento.
É preciso fazer teste de mecha para verificar o quanto esse cabelo clareia e se resiste à quebra.
Em geral, quem usa preto e quer mudar, logo escolhe transformações radicais como esses exemplos

 

Mas a realidade é que dificilmente o cabelo atinge o clareamento necessário. Sendo possível apenas mudanças sutis, como nesses exemplos

Por que isso acontece?
Para um resultado loiro, precisamos chegar num fundo de clareamento na altura de 9. Um cabelo preto (em geral) chega, com muita dificuldade na altura de 7, dois tons acima do necessário. Acompanhe na imagem

Isso quer dizer que em um cabelo que foi colorido de preto o resultado do clareamento será, em geral, marrom escuro e de tons quentes: avermelhados, acobreados. Resíduos de pigmentos vermelhos que estão presentes na coloração preta.

Conclusão: se quer ter o cabelo preto, você só precisa de uma hora. Se quiser sair do preto, precisará de meses e muita paciência.